Análise de indicadores de acessibilidade para acesso a prédios / residências
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Análise de indicadores de acessibilidade para acesso a prédios / residências

Autor(es): Antonio Fernando Navarro      Eunice Mancebo      Miriam Piccini Mexas      Orlando Longo      Ana Seroa da Motta                                                                 

Periódico: Itinerarium             Volume: 3           Número:            Páginas: 62-79           Ano: 2010

Palavras-chave:
acessibilidade      edificações      critérios de avaliação da eficiência das edificações                                                                             

Resumo: As questões relativas a acessibilidade nunca foram objeto de consenso, principalmente em projetos de edificações, como as voltadas ao ramo de hotelaria, isso porque o que poderia ser normal, o ir e vir de executivos durante um período e famílias em outros períodos, não levava em consideração as eventuais restrições que uma pessoa poderia ter. E quais seriam essas? A resposta em primeiro lugar era a da cegueira. Ocorre que existem inúmeras outras, temporárias ou permanentes, parciais ou totais que devem ser consideradas. Um recém operado de catarata (opacificação do cristalino do olho por traumatismo, como o causado por radiação ou eletricidade, ou por idade), possui uma restrição momentânea até que possa tirar sua venda e poder enxergar. Uma pessoa que faça uso de uma muleta em função de uma cirurgia e também uma restrição temporária. Hoje é mais comum perceber-se que quando se faz a mesma pergunta anterior vêm à mente das pessoas o “cadeirante”, tido como a pessoa que faz uso de uma cadeira de rodas para sua locomoção. A norma da ABNT, NBR 9050, em sua última versão (30/12/2005), trata da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, buscando traçar um guia para o tratamento dessas questões. Com base nessa norma, e nas avaliações de indicadores de edificações definidos CASBEE (Comprehensive Assessment System for Building Environmental Efficiency) Technical Manual 2007 Edition, for Home (detached House), e em vista da existência de lacunas que pudessem ser melhor exploradas na avaliação da eficiência de edificações, procurou-se estabelecer alguns indicadores de indicadores de acessibilidade para a avaliação das construções à adequação de seus projetos a essas necessidades específicas. O artigo aborda, com maior ênfase, esses aspectos voltados a hotéis, por serem construções que recebem pessoas com vários tipos de restrições, motoras, intelectuais ou físicas. Aos indicadores apresentados podem ser agregados outros relativos à análise de demais fatores construtivos e os relacionados às questões de sustentabilidade.

Referência em formato ABNT:
NAVARRO, Antonio Fernando et al. Análise de indicadores de acessibilidade para acesso a prédios / residências. Itinerarium, Rio de Janeiro, v. 3, p. 62-79, 2010.


Comunicar um erro nesta referência