Inter-relações entre festas populares, políticas públicas, patrimônio imaterial e turismo
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Inter-relações entre festas populares, políticas públicas, patrimônio imaterial e turismo

Autor(es): Maria Cristina Caponero      Edson Leite                                                                                   

Periódico: Patrimônio: Lazer e Turismo             Volume: 7           Número: 9           Páginas: 99-113           Ano: 2010

Palavras-chave:
festas populares      patrimônio imaterial      turismo                                                                             

Resumo: Este trabalho discute as festas populares como recursos culturais a serem convertidos em patrimônio imaterial e que, portanto, necessitam de proteção e salvaguarda para que possam ser preservadas e transmitidas às futuras gerações frente ao turismo em seus aspectos sócioculturais, políticos e mercadológicos. Como manifestações culturais, as festas contribuem para a afirmação da identidade cultural das comunidades locais, reforçando a diversidade cultural e atraindo expressivo número de turistas. A investigação histórica permite esboçar alguns traços dessa realidade, incluindo a origem das festas populares no Brasil e sua importância regional possibilitando, em um segundo momento, analisar as transformações, os benefícios ou prejuízos advindos com as políticas públicas de turismo desenvolvidas no país.

Referência em formato ABNT:
CAPONERO, Maria Cristina; LEITE, Edson. Inter-relações entre festas populares, políticas públicas, patrimônio imaterial e turismo. Patrimônio: Lazer e Turismo, Santos (SP), v. 7, n. 9, p. 99-113, 2010.


Comunicar um erro nesta referência