Avaliação dos processos de gestão de resíduos sólidos dos hotéis Dall Onder e Novotel
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Avaliação dos processos de gestão de resíduos sólidos dos hotéis Dall Onder e Novotel

Autor(es): Sérgio Carvalho      Roberto Naime      Luiz Alonso Blanco                                                                             

Periódico: Patrimônio: Lazer e Turismo             Volume: 7           Número: 9           Páginas: 36-59           Ano: 2010

Palavras-chave:
percepção ambiental      resíduos sólidos      gestão                                                                             

Resumo: É apresendado um estudo de caso sobre gestão de resíduos sólidos nos hotéis Dall Onder de Bento Gonçalves e Novotel de Porto Alegre. Foi executada a pesagem dos resíduos sólidos produzidos e aplicado um questionário para avaliar a percepção ambiental sobre a gestão dos resíduos sólidos de colaboradores e das chefias. Foi realizada uma comparação entre os dois estabelecimentos pesquisados, buscando melhor avaliar os processos de manejo e gestão dos resíduos sólidos. O estudo de caso nos hotéis Dall’Onder e Novotel apresentam um modelo de sucesso. Este tipo de análise pode ser desenvolvido por outros empreendimentos hoteleiros na gestão de resíduos como forma de melhorar o desempenho do hotel e através da sustentabilidade econômica, melhorar a imagem da empresa junto à comunidade, aos hóspedes e aos próprios colaboradores. Esta percepção gerencial cria diferenciação ambiental frente aos concorrentes e a sensibilização dos colaboradores frente às perspectivas de trabalho na preservação do meio ambiente. Mesmo que os hóspedes ainda não escolham um hotel pela gestão ambiental desenvolvida ele pode rejeitar pela não adesão deste a algum programa, principalmente se este hotel for um resort, pousada ou hotel fazenda. O sucesso é a adesão de todo o cluster para a realização de uma gestão ambiental bem feita e que produza as ações necessárias que são planejadas. A gestão dos resíduos é a face mais visível da gestão ambiental como um todo e por isso foi pesquisada.

Referência em formato ABNT:
CARVALHO, Sérgio; NAIME, Roberto; BLANCO, Luiz Alonso. Avaliação dos processos de gestão de resíduos sólidos dos hotéis Dall Onder e Novotel. Patrimônio: Lazer e Turismo, Santos (SP), v. 7, n. 9, p. 36-59, 2010.


Comunicar um erro nesta referência