Estação Central do Recife: nos trilhos da educação patrimonial (A apropriação da história local por moradores e visitantes)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Estação Central do Recife: nos trilhos da educação patrimonial (A apropriação da história local por moradores e visitantes)

Autor(es): Josilene Henriques da Silva                                                                                         

Periódico: Revista Eletrônica de Turismo Cultural             Volume: 6           Número:            Páginas:            Ano: 2009

Palavras-chave:
história local      patrimônio cultural      paisagem urbana      educação patrimonial                                                                       

Resumo: A paisagem urbana é constituída por uma série de elementos formadores do patrimônio histórico-cultural, que é freqüentemente utilizado como atrativo turístico; embora muitas vezes não apresentem sentido ou valor para os residentes onde estão localizados. Nesse sentido, a educação patrimonial se apresenta como uma possibilidade de valorização desses recursos, pois permite a sensibilização de moradores e visitantes. Nesse sentido, buscou-se analisar o comportamento dos usuários da Estação Central do Recife em relação ao acervo ali depositado, decorrente do período inicial do desenvolvimento das estradas de ferro no estado de Pernambucano. Tendo a observação como principal técnica de pesquisa, o resultado evidenciou a existência de três padrões de comportamento referentes à interação com o patrimônio. De modo geral, o lugar é utilizado apenas como ponto de chegada ou partida/ rota de passagem. Por isso, propôs-se a elaboração de um trabalho de educação, no qual a estação possa ser percebida como patrimônio/ atrativo turístico, mas também como um acesso a vários outros pontos de interesse turístico da cidade. Acredita-se que essas ações não só chamariam a atenção do público para a valorização dos elementos ali existentes, como despertariam o desejo de conservá-lo, conforme sugerem os conceitos de educação patrimonial analisados nesse trabalho.

Referência em formato ABNT:
SILVA, Josilene Henriques da. Estação Central do Recife: nos trilhos da educação patrimonial (A apropriação da história local por moradores e visitantes). Revista Eletrônica de Turismo Cultural, São Paulo, v. 6, 2009.


Comunicar um erro nesta referência