Museu e turismo: A complexa relação com o Tempo e a Memória
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Museu e turismo: A complexa relação com o Tempo e a Memória

Autor(es): Susana de Araújo Gastal                                                                                         

Periódico: Revista Eletrônica de Turismo Cultural             Volume: 7           Número:            Páginas:            Ano: 2010

Palavras-chave:
turismo      pós-modernidade      tempo      memória      museu                                                                 

Resumo: A presente análise utiliza o olhar semiótico, mais especificamente a teoria do texto, para acompanhar a construção de sentido em relação à figura do Museu que, de guardião da memória social, transformou-se em espaço de eventos ou shopping cultural, no dizer pejorativo de alguns. Percorre-se a construção de sentido indicando que o Museu e seu papel social estariam intrinsecamente associados, em primeiro lugar, à percepção em relação ao tempo e, em segundo e como decorrência, à percepção e ao papel social da memória em diferentes momentos. As percepções em relação ao tempo variam de época para época, mas também entre as diferentes sociedades. O Museu contemporâneo e sua configuração em termos de acervo e arquitetura, coloca-se no que tem sido tratado como posmodernidade, ou seja, um momento cultural pautado pela diversificação dos suportes materiais de memória, e pela ênfase cultural no passado.

Referência em formato ABNT:
GASTAL, Susana de Araújo. Museu e turismo: A complexa relação com o Tempo e a Memória. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, São Paulo, v. 7, 2010.


Comunicar um erro nesta referência