Turismo e o Museu de Favela: Um caminho para novas imagens das favelas do Rio de Janeiro
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo e o Museu de Favela: Um caminho para novas imagens das favelas do Rio de Janeiro

Autor(es): Camila Moraes                                                                                         

Periódico: Revista Eletrônica de Turismo Cultural             Volume: 7           Número:            Páginas:            Ano: 2010

Palavras-chave:
turismo      museus      favelas                                                                             

Resumo: O trabalho versa sobre a implementação do Projeto Turismo no Museu de Favela, em andamento no Complexo de favelas Pavão, Pavãozinho e Cantagalo. O projeto surge após a fundação da organização não-governamental Museu de Favela (MUF), constituída por moradores das comunidades, com o objetivo de valorização da memória coletiva. Para a promoção de visitas ao museu pensaram em aliar sua proposta ao Turismo, em função da localização das favelas e do interesse por turistas em visita-las. Deste modo, foi elaborado em convenio com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) um curso de extensão em Turismologia para a comunidade capacitar-se para a organização de visitas e elaboração de roteiros nas favelas. Como turismóloga responsável pelo projeto estou analisando, em trabalho de campo, a relevância da relação Turismo e Museus para a reafirmação das comunidades faveladas do Rio de Janeiro.

Referência em formato ABNT:
MORAES, Camila. Turismo e o Museu de Favela: Um caminho para novas imagens das favelas do Rio de Janeiro. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, São Paulo, v. 7, 2010.


Comunicar um erro nesta referência