Pesca artesanal e petróleo no Recôncavo Baiano: gestão ambiental federal como mediadora de conflitos
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Pesca artesanal e petróleo no Recôncavo Baiano: gestão ambiental federal como mediadora de conflitos

Autor(es): Lívia Gomes de Vasconcellos                                                                                         

Periódico: Revista Nordestina de Ecoturismo             Volume: 5           Número: 1           Páginas:            Ano: 2012

Palavras-chave:
                                                                                         

Resumo: A pesca artesanal se desenvolve ao longo de toda a costa brasileira, sendo a principal responsável pelo abastecimento de pescado. No mesmo espaço marítimo em que a atividade pesqueira é exercida, ocorre também a exploração e produção de petróleo e gás natural. O presente trabalho apresenta uma breve caracterização destas duas atividades na região do Recôncavo Baiano, evidenciando o conflito posto, e discute o papel da gestão ambiental federal em sua mediação. É feito um relato de caso sobre um dos programas executados no Recôncavo em atendimento à exigência do licenciamento ambiental federal. Conclui-se que os pressupostos seguidos pelo licenciamento ambiental federal originam ações que vêm contribuindo para a construção da gestão compartilhada do território costeiro.

Referência em formato ABNT:
VASCONCELLOS, Lívia Gomes de. Pesca artesanal e petróleo no Recôncavo Baiano: gestão ambiental federal como mediadora de conflitos. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aquidabã (SE), v. 5, n. 1, 2012.


Comunicar um erro nesta referência