Desafios para a educação no século XXI – a instrução permanente em hospitalidade – o SIP como técnica de ensino aprendizagem
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Desafios para a educação no século XXI – a instrução permanente em hospitalidade – o SIP como técnica de ensino aprendizagem

Autor(es): Hilário Angelo Pelizzer      Ada de Freitas Maneti Dencker                                                                                   

Periódico: Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Turismo             Volume: 1           Número: 1           Páginas: 172-191           Ano: 2009

Palavras-chave:
educação      turismo      ensino aprendizagem      sala de aula                                                                       

Resumo: Os cursos de turismo apresentaram acentuado crescimento, na segunda metade da década de 1990, em face do promissor desenvolvimento do setor que acenava com novas oportunidades de atuação profissional. Sendo campo de estudo multidisciplinar o fazer otimizado no setor de turismo se dá por meio de ações e atitudes interdisciplinares voltadas para a solução de problemas de natureza prática. O Turismo é um setor bastante complexo e que envolve uma série de outras atividades e ciências, podendo-se dizer que nesse campo a interdisciplinaridade é constitutiva, requerendo novas técnicas pedagógicas. O modelo aqui apresentado foi utilizado em cursos de turismo, em cursos de treinamento de recursos humanos para o setor de turismo e hotelaria e de forma experimental no Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi para auxiliar os alunos na montagem de seus projetos de dissertação. Denominado Seminário de Instrução Permanente-SIP, o grande diferencial da proposta é a incorporação dos pressupostos/princípios da pedagogia, da andragogia, da heurística e da panto-iso-cracia.

Referência em formato ABNT:
PELIZZER, Hilário Angelo; DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Desafios para a educação no século XXI – a instrução permanente em hospitalidade – o SIP como técnica de ensino aprendizagem. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Turismo, Cristalina (GO), v. 1, n. 1, p. 172-191, 2009.


Comunicar um erro nesta referência