Planejamento da visitação pública em oito parques nacionais brasileiros: oportunidades para ajustes
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Planejamento da visitação pública em oito parques nacionais brasileiros: oportunidades para ajustes

Autor(es): Rodrigo Hecht Zeller                                                                                         

Periódico: Revista Nordestina de Ecoturismo             Volume: 5           Número: 2           Páginas: 6-18           Ano: 2012

Palavras-chave:
plano de manejo      uso público      unidades de conservação                                                                             

Resumo: A recreação em contato com a natureza é mais uma atividade que se beneficia das áreas protegidas, como os parques nacionais, valorizando assim a existência das unidades de conservação. Para definir as medidas voltadas à visitação pública em parques nacionais, a fim de oferecer aos visitantes uma experiência de qualidade elevada e evitar a ocorrência de impactos ambientais inaceitáveis, é necessário que haja um planejamento. O tema é considerado desde os primeiros exercícios de planejamento de parques nacionais brasileiros, da década de 80, e até os dias atuais recebe bastante atenção. Este artigo analisa a forma com que o assunto é tratado nos planos de manejo e documentos correlatos (totalizando 14 fontes) de oito parques nacionais brasileiros. Utilizando um banco de dados e uma metodologia própria baseada em entrevistas com os encarregados do manejo desses oito parques, são reveladas diferentes fragilidades dos planos, como a proposição de áreas em excesso para essas atividades, ou indicações inviáveis para a atuação de empresas em regime de concessão. Para que o planejamento atenda aos objetivos esperados no campo, são recomendáveis ajustes nos processos, sobretudo no sentido de aproveitar melhor os recursos financeiros disponíveis oferecendo à equipe das unidades projetos de execução local e imediata.

Referência em formato ABNT:
ZELLER, Rodrigo Hecht. Planejamento da visitação pública em oito parques nacionais brasileiros: oportunidades para ajustes. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aquidabã (SE), v. 5, n. 2, p. 6-18, 2012.


Comunicar um erro nesta referência