Festivais Matsuris como referencial cultural e turístico da etnia japonesa em Curitiba (Paraná, Brasil)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Festivais Matsuris como referencial cultural e turístico da etnia japonesa em Curitiba (Paraná, Brasil)

Autor(es): Miguel Bahl      Ivana Gaio Murad                                                                                   

Periódico: Revista Rosa dos Ventos             Volume: 5           Número: 4           Páginas: 602-615           Ano: 2013

Palavras-chave:
Identidade cultural      Referencial étnico      Imigração japonesa      Matsuris      Curitiba (PR)                                                                 

Resumo: O artigo trata sobre Matsuris, festivais da etnia japonesa realizados na cidade de Curitiba, Paraná (Brasil). É um estudo de caso de caráter descritivo com a intenção de resgatar parte do histórico de imigração japonesa no Brasil, a fim de perceber a importância dos festivais Matsuris como referencial da etnia e como forma de inserção social do grupo na capital paranaense. Utilizando pesquisa bibliográfica, busca eletrônica e observação direta intensiva, o estudo traz como resultado a descrição dos três festivais mais importantes da etnia na cidade (Hana Matsuri, Imin Matsuri e Haru Matsuri), demonstrando a relação dos mesmos como referencial étnico japonês e a apresentação do resultado de pesquisa de campo empreendida em 2009, junto ao Hana Matsuri e ao Imin Matsuri. Também evidencia a importância da existência de produtos étnicos culturais para um grupo de imigrantes, principalmente em uma capital cosmopolita como Curitiba, que contemplem o significado real de sua cultura, sem que se tornem apenas um bem de consumo.

Referência em formato ABNT:
BAHL, Miguel; MURAD, Ivana Gaio. Festivais Matsuris como referencial cultural e turístico da etnia japonesa em Curitiba (Paraná, Brasil). Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 5, n. 4, p. 602-615, 2013.


Comunicar um erro nesta referência