O Estudo do Meio como Metodologia de Ensino: Considerações Sobre a Possibilidade da Aprendizagem por Meio do Lazer e do Lúdico
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: O Estudo do Meio como Metodologia de Ensino: Considerações Sobre a Possibilidade da Aprendizagem por Meio do Lazer e do Lúdico

Autor(es): André Benatti de Andrade       Nelson Carvalho Marcellino                                                                                    

Periódico: Licere             Volume: 16           Número: 4           Páginas:            Ano: 2013

Palavras-chave:
do Meio      Lúdico      Atividades de Lazer                                                                             

Resumo: Este trabalho busca fazer aproximações entre os conceitos de "estudo do meio", ou EM, e de lúdico, com o intuito de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada à vivência da aula não formal. Nosso objetivo é colaborar com o entendimento do EM com base nas características do lúdico. O trabalho foi desenvolvido pela combinação das pesquisas bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP - cidade em que os estudos do meio têm se apresentado como alternativa cada vez mais frequente. O estudo envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, animadores socioculturais e gestores de agências por meio de questionário com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lúdico. Entre outros itens, concluímos que existe, em alguns pontos, um distanciamento entre discurso e ação e que o lazer não é bem incorporado ao EM, mesmo tendo, a partir de seu conceito, uma aproximação interessante com a educação.

Referência em formato ABNT:
, André Benatti de Andrade; , Nelson Carvalho Marcellino. O Estudo do Meio como Metodologia de Ensino: Considerações Sobre a Possibilidade da Aprendizagem por Meio do Lazer e do Lúdico . Licere, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, 2013.


Comunicar um erro nesta referência