Potencialidade de Lazer Através do Turismo Inclusivo em Cidades Históricas: Estudo de Caso da Cidade de Ouro Preto, MG
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Potencialidade de Lazer Através do Turismo Inclusivo em Cidades Históricas: Estudo de Caso da Cidade de Ouro Preto, MG

Autor(es): Natália Rodrigues de Melo       Cristiane Rose da Siqueira Duarte       Regina Cohen                                                                              

Periódico: Licere             Volume: 16           Número: 4           Páginas:            Ano: 2013

Palavras-chave:
Atividades de Lazer      Turismo Inclusivo      Ouro Preto                                                                             

Resumo: A acessibilidade consiste na possibilidade e na condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. Não somente nos locais de vivências esses requisitos são necessários, mas também em locais de visitação e de lazer, em que toda a oferta turística esteja acessível, configurando o turismo inclusivo. Tratamos no presente artigo das cidades históricas, pois elas constituem-se em patrimônio cultural da nação e desempenham papel importante nas construções identitárias da sociedade. No entanto, nem sempre as condições de acessibilidade permitem o fácil acesso de todas as pessoas aos locais tombados, também transformados em atrativos culturais, dificultando a emergência de relações de afeto e pertencimento. Este artigo trata das potencialidades de lazer através do turismo inclusivo na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil, a partir de alguns dados obtidos na pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Arquitetura, PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulada "Pelos percursos da acessibilidade: afeto e apropriação nas ambiências de uma cidade histórica. Estudo de caso em Ouro Preto, MG". Para a análise nos pautamos no método dos Percursos Urbanos Comentados e de instrumentais metodológicos como entrevistas e questionários. Diante disso, ilustramos os resultados obtidos e fizemos algumas sugestões a fim de melhorar a acessibilidade para o pleno desenvolvimento de práticas de lazer na cidade histórica pesquisada e atentar para a importância da acessibilidade em todos os lugares.

Referência em formato ABNT:
, Natália Rodrigues de Melo; , Cristiane Rose da Siqueira Duarte; , Regina Cohen. Potencialidade de Lazer Através do Turismo Inclusivo em Cidades Históricas: Estudo de Caso da Cidade de Ouro Preto, MG . Licere, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, 2013.


Comunicar um erro nesta referência