Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil

Autor(es): Mayara Ferreira de Farias      Kerlei Eniele Sonaglio                                                                                   

Periódico: Turismo: Estudos e Práticas             Volume: 2           Número: 2           Páginas: 12-36           Ano: 2013

Palavras-chave:
Interdisciplinaridade      Multidisciplinaridade      Transdisciplinaridade      Turismo                                                                       

Resumo: O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente trabalho objetivou mostrar a relação entre os temas citados pontuando como essas perspectivas poderiam ser desenvolvidas nas aulas dos cursos de turismo, sendo que, para tal, o artigo foi construído a partir de uma análise teórica baseada em fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No texto, destaca-se que é fundamental valorizar as especificidades individuais dos sujeitos e das disciplinas visando propiciar a reflexão em perspectiva coletiva. Além disso, ressalta-se que é preciso que o processo educativo no turismo possua profissionais qualificados que utilizem, para uma melhor compreensão do fenômeno turístico, da inter, da multi e da transdisciplinaridade como ferramentas essenciais ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo no Brasil.

Referência em formato ABNT:
FARIAS, Mayara Ferreira de; SONAGLIO, Kerlei Eniele. Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil. Turismo: Estudos e Práticas, Mossoró (RN), v. 2, n. 2, p. 12-36, 2013.


Comunicar um erro nesta referência