A construção social-histórica do turismo como prática moderna
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: A construção social-histórica do turismo como prática moderna

Autor(es): Renata Mayara Moreira de Lima                                                                                         

Periódico: Turismo: Estudos e Práticas             Volume: 2           Número: 2           Páginas: 66-85           Ano: 2013

Palavras-chave:
Construção Social-Histórica      Turismo      Modernidade                                                                             

Resumo: O presente trabalho constitui-se como um ensaio que parte da necessidade de se pensar quais foram os acontecimentos sociais relevantes que influenciaram a consubstanciação do que entendemos por formação do turismo. Nesse sentido, o objetivo é ressaltar acontecimentos históricos decorrentes da modernidade que propiciaram o estabelecimento do turismo como uma prática econômica e social relevante a partir do século XIX, principalmente século XX. Momento de mudanças profundas que ocasionaram o estabelecimento de uma sociedade do mercado, da mercadoria, da racionalização (WEBER, 2004) e de uma mudança nas próprias estruturas cognitivas dos sujeitos (SIMMEL, 1976). Neste contexto, ressaltam-se também algumas alterações mais recentes processadas na organização do sistema capitalista, sobretudo a partir da década de 1970 e as mudanças socioculturais ocorridas, que teriam influenciado a formatação de um turismo pós-fordista.

Referência em formato ABNT:
LIMA, Renata Mayara Moreira de. A construção social-histórica do turismo como prática moderna. Turismo: Estudos e Práticas, Mossoró (RN), v. 2, n. 2, p. 66-85, 2013.


Comunicar um erro nesta referência