A hospitalidade urbana de Fortaleza–CE frente ao megaevento Copa do Mundo de 2014
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: A hospitalidade urbana de Fortaleza–CE frente ao megaevento Copa do Mundo de 2014

Autor(es): Maraísa Nunes Cavalcanti      Ingrid Carneiro de Lima                                                                                   

Periódico: Turismo: Estudos e Práticas             Volume: 2           Número: 2           Páginas: 107-132           Ano: 2013

Palavras-chave:
Hospitalidade Urbana      Sinalização Turística      Megaevento      Copa do Mundo                                                                       

Resumo: A proposta deste trabalho, relatada neste artigo, foi a de realizar uma análise da hospitalidade urbana de Fortaleza no trajeto Aeroporto Internacional Pinto Martins, Arena Castelão e Parque Hoteleiro, no que diz respeito à organização turística para o megaevento Copa do Mundo de 2014. O foco de estudo concerne à legibilidade da qualidade visual e percepção do olhar do turista, à acessibilidade no uso e concepção do espaço e à extensão dos olhares sobre a identidade da cidade por meio da sinalização turística. A pesquisa foi realizada no mês de maio de 2013 e como procedimento metodológico foi elaborado um registro fotográfico das placas do percurso, estabelecido com base em alguns princípios da sinalização turística. Em seguida, foram aplicadas entrevistas com quinze atores sociais, dos quais cinco são colaboradores de lojas de rent a car, cinco são taxistas e, por último, cinco são turistas, com o intuito de avaliar a percepção do megaevento Copa do Mundo 2014 na cidade de Fortaleza. Os resultados apontaram uma grande esperança por parte dos atores sociais em relação a esse megaevento e uma insatisfação relevante na infraestrutura física da cidade para o recebimento desse contingente turístico.

Referência em formato ABNT:
CAVALCANTI, Maraísa Nunes; LIMA, Ingrid Carneiro de. A hospitalidade urbana de Fortaleza–CE frente ao megaevento Copa do Mundo de 2014. Turismo: Estudos e Práticas, Mossoró (RN), v. 2, n. 2, p. 107-132, 2013.


Comunicar um erro nesta referência