Turismo, História, Memórias e Imaginários dos Tempos da PANAIR
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo, História, Memórias e Imaginários dos Tempos da PANAIR

Autor(es): Karla Estelita Godoy      Valeria LIma Guimarães                                                                                   

Periódico: Revista Rosa dos Ventos             Volume: 6           Número: 2           Páginas: 124-138           Ano: 2014

Palavras-chave:
Turismo      História do Turismo      Aviação Civil      Panair do Brasil S.A.      Brasil                                                                 

Resumo: O presente texto tem como objeto o caso da Panair do Brasil S.A., uma das companhias aéreas pioneiras no país, que dominou o setor da aviação brasileira entre 1930 e 1965. Para além da sua relevância quanto à história dos transportes aéreos e à realização de viagens turísticas, está o controverso encerramento de suas atividades, visto como perseguição política. Nesse bojo, surgem desdobramentos sociais e políticos, que culminam na criação da Família Panair, na investigação hoje feita pela Comissão Nacional da Verdade e na formação de coleções documentais sobre a Panair, em arquivos (pessoais e institucionais) e em certos museus. Assim, o artigo tem como objetivos expor o estado da arte da pesquisa, traçar os primeiros horizontes teóricos e metodológicos, apresentar os estudos históricos e turísticos a respeito do tema, e realizar abordagem sobre os quadros sociais da memória, que envolvem a Família Panair. Discute a relação memória / esquecimento, verdade / imaginário, e aponta não somente o museu como lugar de memória, mas também a própria Família Panair, sendo os sujeitos que a compõem vistos como suportes das lembranças construídas coletivamente. Por fim, o texto apresenta questionamentos, que fomentam discussões relevantes acerca do tema.

Referência em formato ABNT:
GODOY, Karla Estelita; GUIMARÃES, Valeria LIma. Turismo, História, Memórias e Imaginários dos Tempos da PANAIR. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 6, n. 2, p. 124-138, 2014.


Comunicar um erro nesta referência