Uma reflexão sobre turismo e desenvolvimento sustentável na APA Delta do Parnaíba/PI – Rota das Emoções
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Uma reflexão sobre turismo e desenvolvimento sustentável na APA Delta do Parnaíba/PI – Rota das Emoções

Autor(es): Amanda Maria dos Santos Silva      Ricardo Rayan Nascimento Rocha                                                                                   

Periódico: Turismo: Estudos e Práticas             Volume: 3           Número: 1           Páginas: 79-101           Ano: 2014

Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável      turismo      APA Delta do Parnaíba/PI                                                                             

Resumo: O meio ambiente vem sofrendo os impactos negativos da produção desenfreada do sistema vigente: o modo de produção capitalista. Assim, o desenvolvimento sustentável apresenta-se como um novo modelo conciliatório entre a contínua produção e a proteção dos recursos naturais. A atividade turística, através de seus segmentos “sustentáveis”, propõe formas menos prejudiciais aos atrativos naturais que são potencializados pela atividade. O objetivo desse trabalho é apresentar uma reflexão a partir da relação do turismo e desenvolvimento sustentável, ambos praticados na Área de Proteção Ambiental – APA Delta do Parnaíba, inserida na Rota das Emoções. Questiona-se, como acontece na prática, a relação do turismo e desenvolvimento sustentável, ambos interconectados para a promoção da atividade turística do município de Parnaíba/PI e a suposta inserção das comunidades no planejamento e gestão do turismo, aspectos básicos para definir o ecoturismo, segmento comercialmente e sustentavelmente divulgado. Para se alcançar esse objetivo, o trabalho se constitui a partir de pesquisas bibliográficas e documentais sobre turismo e desenvolvimento sustentável, além de visitas técnicas já realizadas nas comunidades que compõem a APA Delta do Parnaíba, travando a discussão sobre o cerne das problemáticas ambientais ao nível global e local, nos equívocos da presente atividade turística. Percebeu-se que é conflituosa e contraditória a relação do turismo e desenvolvimento sustentável junto às comunidades do Delta, tendo em vista que o segmento comercializado – ecoturismo – é praticado somente para fins comerciais, pois pelo fato de não existir planejamento da atividade entre os atores envolvidos, isso provoca a falta de participação das comunidades, ocasionando a apropriação do poder privado local sobre o patrimônio natural do Delta, através do discurso raso, falacioso e polido da sustentabilidade, no contexto do objeto de estudo apresentado.

Referência em formato ABNT:
SILVA, Amanda Maria dos Santos; ROCHA, Ricardo Rayan Nascimento. Uma reflexão sobre turismo e desenvolvimento sustentável na APA Delta do Parnaíba/PI – Rota das Emoções. Turismo: Estudos e Práticas, Mossoró (RN), v. 3, n. 1, p. 79-101, 2014.


Comunicar um erro nesta referência