O turismo de base comunitária no desenvolvimento socioeconômico da comunidade Pedra do Sal, em Parnaíba – Piauí
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: O turismo de base comunitária no desenvolvimento socioeconômico da comunidade Pedra do Sal, em Parnaíba – Piauí

Autor(es): José Maria Alves da Cunha      Inês de Carvalho Mélo      André Riani Costa Perinotto                                                                             

Periódico: Turismo: Estudos e Práticas             Volume: 3           Número: 1           Páginas: 102-123           Ano: 2014

Palavras-chave:
comunidade Pedra do Sal      turismo de base comunitária      desenvolvimento sustentável                                                                             

Resumo: O trabalho tem como objetivo principal avaliar as condições socioeconômicas da comunidade Pedra do Sal com vistas ao incremento do Turismo de Base Comunitária, visando melhores condições de vida a seus moradores. Para isso, tem-se como proposta realizar a caracterização social da área de estudo, bem como contextualizar a atividade turística de um modo geral e específico na região, além de analisar a realidade vivida pela população nativa. Os procedimentos metodológicos ficaram por conta da pesquisa bibliográfica em livros e sites da Internet, documental, contato direto, através da pesquisa de campo do tipo quantitativa-descritiva, e entrevista não diretiva com a presidenta da Associação de Moradores e Pescadores da Pedra do Sal, Norma Sueli Nascimento de Souza. Os resultados apontam situação favorável à adoção do turismo comunitário como uma nova alternativa econômica à localidade, entretanto, percebe-se, também, a dificuldade de sua implantação devido à falta de conhecimento sobre o segmento, de subsídios educacionais por parte dos moradores e da difícil articulação das associações existentes, que gera conflitos e contribui para o atraso organizacional da localidade, impedindo o seu desenvolvimento sustentado. Portanto, o planejamento turístico participativo na comunidade é uma ferramenta fundamental à implantação da atividade no local e tem a perspectiva de melhorar os índices de qualidade de vida da população autóctone.

Referência em formato ABNT:
CUNHA, José Maria Alves da; MÉLO, Inês de Carvalho; PERINOTTO, André Riani Costa. O turismo de base comunitária no desenvolvimento socioeconômico da comunidade Pedra do Sal, em Parnaíba – Piauí. Turismo: Estudos e Práticas, Mossoró (RN), v. 3, n. 1, p. 102-123, 2014.


Comunicar um erro nesta referência