Autopoiese e sistema turístico
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Autopoiese e sistema turístico

Autor(es): Mariana Pereira Chaves Pimentel      Thiago Duarte Pimentel      Alexandre de Pádua Carrieri                                                                             

Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo             Volume: 8           Número: 1           Páginas: 1-17           Ano: 2014

Palavras-chave:
Teoria dos Sistemas      ambiente      autopoiesis      Luhmann      turismo      sistema turístico                                                           

Resumo: A leitura mais usual do turismo é feita segundo a teoria dos sistemas em que se focam as relações entre o sistema e o ambiente, cujos elementos geralmente são tomados como variáveis independentes em função das quais o sistema turístico (ST) se deve adaptar. Porém pouco se discute sobre essa relação, sobretudo nessa ordem. Neste ensaio, visa-se analisar como o meio pode exigir do ST respostas operacionais de funcionamento. Partiu-se de Luhmann, para quem os sistemas são dinâmicos, tanto por seu funcionamento interno, como por suas relações com o ambiente, gerando operações autoconstitutivas ou autopoiéticas. Para analisar-se como o meio pode exigir dos ST respostas operacionais de funcionamento, apresentam-se três possí- veis ST, delimitados por escalas espaciais: mundial, nacional e regional/municipal. Percebe-se que o ambiente é capaz não só de interferir sobre os ST, afetando o funcionamento, como de distingui-los entre si. Conclui-se que a forma dos ST parece não ser autorreferenciada, mas referenciada por dinâmicas alheias ao sistema.

Referência em formato ABNT:
PIMENTEL, Mariana Pereira Chaves; PIMENTEL, Thiago Duarte; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Autopoiese e sistema turístico. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2014.


Comunicar um erro nesta referência