Custos das remessas internacionais de recursos: o caso de migrantes brasileiros
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Custos das remessas internacionais de recursos: o caso de migrantes brasileiros

Autor(es): José Luís de Castro Neto      Mariano Yoshitake      Marinette Santana Fraga      Saulo Passos Guimarães                                                                       

Periódico: Patrimônio: Lazer e Turismo             Volume: 7           Número: 11           Páginas: 1-16           Ano: 2010

Palavras-chave:
remessas de fundos      migrantes brasileiros      taxa de câmbio                                                                             

Resumo: O objetivo deste estudo é investigar se os migrantes brasileiros, ao remeterem recursos para o Brasil, incorreram na redução dos custos de transação, ou seja, utilizaram a melhor taxa de câmbio para enviarem os recursos para o Brasil. Interessa pesquisar a racionalidade do comportamento do migrante brasileiro, preocupado ademais com problemas de sobrevivência, realização profissional e outros, em país estrangeiro. Este trabalho é quantitativo, descritivo e exploratório, que utiliza o coeficiente de correlação como instrumento estatístico para testar as hipóteses. A pesquisa mostra uma forte correlação positiva, indicando que o montante das remessas e o valor do dólar das taxas comerciais de câmbio variaram na mesma direção, com o coeficiente de determinação explicando 78% das variações na quantidade de remessas. Esta pesquisa encontra indícios de que os agentes econômicos comportaram-se como um agente econômico racional, aproveitando as condições favoráveis do câmbio, incorrendo em menores custos de transação.

Referência em formato ABNT:
CASTRO NETO, José Luís de Castro et al. Custos das remessas internacionais de recursos: o caso de migrantes brasileiros. Patrimônio: Lazer e Turismo, Santos (SP), v. 7, n. 11, p. 1-16, 2010.


Comunicar um erro nesta referência