Campos de Cima da Serra e o turismo no espaço rural
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Campos de Cima da Serra e o turismo no espaço rural

Autor(es): Eurico de Oliveira Santos      Magda Micheline Spindler      Andiara de Souza Valentini      Lisiane Scherer                                                                       

Periódico: Turismo Visão e Ação             Volume: 16           Número: 2           Páginas: 248-272           Ano: 2014

Palavras-chave:
Turismo no Espaço Rural      Campos de Cima da Serra      Atividades Agrícolas e Não Agrícolas                                                                             

Resumo: A região dos Campos de Cima da Serra está situada no nordeste do Estado Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo de décadas, o desenvolvimento do espaço rural pautou-se majoritariamente em atividades agrícolas, contudo, tais atividades, com o passar dos anos, não proporcionavam mais os rendimentos necessários à sobrevivência das famílias rurais. Atividades não agrícolas, do setor secundário e terciário, foram então incorporadas à economia do espaço rural. Entre as atividades não agrícolas destaca-se o Turismo. A este estudo, realizado entre 2010 e 2011, cabe identificar a presença, as particularidades e a importância da atividade turística para os proprietários e suas famílias, assim como diferenciar as propriedades rurais que praticam agroturismo daquelas que praticam turismo rural na região dos Campos de Cima da Serra. Para tanto, foi utilizada a pesquisa quantitativa de natureza exploratória. A inserção da atividade turística na economia dos municípios dos Campos de Cima da Serra foi motivada especialmente pela possibilidade de rendimentos complementares. Dentre os resultados apresentados pela pesquisa, sabe-se que atualmente tais rendimentos sobressaem-se em 58,8% das propriedades pesquisadas, se comparados aos rendimentos provenientes das atividades agropecuárias nelas desenvolvidas.

Referência em formato ABNT:
SANTOS, Eurico de Oliveira et al. Campos de Cima da Serra e o turismo no espaço rural. Turismo Visão e Ação, Balneário Camboriú (SC), v. 16, n. 2, p. 248-272, 2014.


Comunicar um erro nesta referência