Estratégias para o fortalecimento do geoturismo no atrativo turístico Gruta do Lago Azul, Bonito (MS)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Estratégias para o fortalecimento do geoturismo no atrativo turístico Gruta do Lago Azul, Bonito (MS)

Autor(es): Marilizi Duarte de Oliveira      Luciana Ferreira da Silva                                                                                   

Periódico: Turismo Visão e Ação             Volume: 16           Número: 3           Páginas: 629-655           Ano: 2014

Palavras-chave:
Geopark Bodoquena-Pantanal      Geoturismo      Turismo                                                                             

Resumo: Visando identificar ações de fortalecimento para o geoturismo no atrativo turístico Gruta do Lago Azul, localizado no município de Bonito, Estado do Mato Grosso do Sul e registrado como geossítio do Geopark Estadual Bodoquena-Pantanal, foram coletados dados in situ, por meio de entrevista por formulário, de natureza quantitativa, possíveis de serem tabulados e com conclusões estatísticas, que possibilitaram traçar o perfil dos atores entrevistados (Visitantes, Guias de turismo e Artesãos locais). E dados de natureza qualitativa, que buscou contemplar a percepção dos visitantes e da comunidade local quanto ao segmento turístico geoturismo e contribuições para que o atrativo em questão possa efetivamente sensibilizar e educar os visitantes, e preservar o sítio geológico. Além de desenvolver a economia e promover a cultura local. Como resultado, percebeu-se que tanto para a comunidade local como a exógena o termo geoturismo ainda é pouco difundido. Porém este segmento turístico já ocorre no atrativo por meio dos guias de turismo que repassam informações de cunho geológico e paleontológico. Frente às estratégias de fortalecimento propostas pela amostragem, estão a construção de um museu, vídeo de animação gráfica e folder. A comunidade local precisa passar por processo de conhecimento in loco e teórico sobre a região. .

Referência em formato ABNT:
OLIVEIRA, Marilizi Duarte de; SILVA, Luciana Ferreira da. Estratégias para o fortalecimento do geoturismo no atrativo turístico Gruta do Lago Azul, Bonito (MS). Turismo Visão e Ação, Balneário Camboriú (SC), v. 16, n. 3, p. 629-655, 2014.


Comunicar um erro nesta referência