Qualidade percebida e intenções comportamentais de visitantes em museus: uma proposta de modelo
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Tipo: periódico

Título: Qualidade percebida e intenções comportamentais de visitantes em museus: uma proposta de modelo

Autor(es): Marlusa Gosling      Mariana Coelho      Marcos Paulo Dias Leite Resende                                                                             

Periódico: Turismo Visão e Ação             Volume: 16           Número: 3           Páginas: 656-589           Ano: 2014

Palavras-chave:
Qualidade Percebida em Museus      Satisfação      Histoqual      Modelagem de Equações Estruturais                                                                       

Resumo: Os museus são locais que oferecem lazer e conhecimento para a população. Por isso, é preciso investigar a atuação dos gestores de museus e a percepção de qualidade que o público visitante tem sobre eles. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise do estado da arte da literatura, propor um modelo que contemple as relações entre antecedentes de satisfação, de aprendizado e recomendação de visitantes de museus. No modelo proposto, os construtos “Atitudes Gerais em Relação a Museus” e “Satisfação” medeiam a relação entre “Qualidade Percebida do Museu”, “Comunicação”, “Qualidade de Informações”, “Orientação à Cultura”, “Orientação ao Aprendizado” e os construtos consequentes “Intenção de Recomendar” e “Aprendizado Efetivo” do visitante. As relações presentes no modelo são alicerçadas na literatura que trata do tema. Para ratificar as relações propostas na literatura e identificar construtos adicionais à escala de mensuração de qualidade de serviços (SERVQUAL) e de museus (HISTOQUAL), foi feita uma pesquisa exploratórioqualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e minigrupos de foco com visitantes de museus. Os dados obtidos foram analisados a partir de análise de conteúdo. Um importante resultado encontrado nessa fase da pesquisa foi a presença da variável interação social, que demonstra que os visitantes tendem a visitar museus para acompanhar familiares e amigos e participarem de atividades de lazer coletivas. Os autores agradecem à Fapemig pelo suporte financeiro (Edital Univeral 2012).

Referência em formato ABNT:
GOSLING, Marlusa; COELHO, Mariana; RESENDE, Marcos Paulo Dias Leite. Qualidade percebida e intenções comportamentais de visitantes em museus: uma proposta de modelo. Turismo Visão e Ação, Balneário Camboriú (SC), v. 16, n. 3, p. 656-589, 2014.


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