O papel da gastronomia na qualidade e na competitividade dos destinos turísticos
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: O papel da gastronomia na qualidade e na competitividade dos destinos turísticos

Autor(es): Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas      José Manoel Gonçalves Gândara                                                                                   

Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo             Volume: 9           Número: 1           Páginas: 60-83           Ano: 2015

Palavras-chave:
Destinos turísticos      Gastronomia      Qualidade      Competitividade                                                                       

Resumo: O uso da gastronomia como atrativo turístico proporciona a formação de uma imagem positiva e de valorização da cultura e da identidade das comunidades. Este artigo tem por objetivo analisar o papel da gastronomia na qualidade e na competitividade de destinos turísticos. Para tanto, foi considerado como estudo de caso o município de Castro na região dos Campos Gerais do Paraná, no sul do Brasil. A metodologia utilizada foi analítico-descritiva, com pesquisa de campo, buscando estabelecer questões conceituais e compreender a alimentação na sociedade. Como resultado de pesquisa considera-se que a qualidade é fator fundamental na utilização da gastronomia como atrativo turístico e, além disso, pode ser fator de diferenciação e competitividade entre destinos turísticos. Foi possível constatar que nos Campos Gerais do Paraná, e em particular no município de Castro, a tipicidade da gastronomia regional torna-se um diferencial, pois o turismo gastronômico está relacionado a este elemento de diferenciação da cultura e a sociedade da região.

Referência em formato ABNT:
MASCARENHAS, Rúbia Gisele Tramontin; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. O papel da gastronomia na qualidade e na competitividade dos destinos turísticos. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, Ilhéus (BA), v. 9, n. 1, p. 60-83, 2015.


Comunicar um erro nesta referência