Práticas performáticas na indústria da cultura: um estudo de caso no Vale dos Vinhedos/RS
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Práticas performáticas na indústria da cultura: um estudo de caso no Vale dos Vinhedos/RS

Autor(es): Kadígia Faccin                                                                                         

Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo             Volume: 9           Número: 1           Páginas: 84-108           Ano: 2015

Palavras-chave:
Cultura – Práticas Performáticas – Turismo – Desenvolvimento Econômico                                                                                         

Resumo: O presente artigo trata do uso da cultura como recurso, enfatizando aspectos da adoção de práticas performáticas para o desenvolvimento econômico e turístico de uma localidade. Para poder testar a teoria de George Yúdice (2006) sobre a conveniência da cultura, realizou-se um estudo de caso em uma comunidade localizada na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos, que se destaca tanto pelo atrativo turístico, quanto pela produção de vinhos finos. O estudo foi estruturado visando responder aos seguintes problemas de pesquisa: O Vale dos Vinhedos utilizou a cultura como recurso? Se sim, quais as principais mudanças verificadas no local a partir do uso da cultura como ferramenta performática? Quais as principais práticas performáticas adotadas? A partir dos resultados do estudo, parece possível dizer, que o Vale dos Vinhedos adotou um estilo performativo baseado principalmente em práticas colaborativas, avultamento da identidade local, intensificação das relações institucionais da associação com a comunidade, poder público e comércio turístico local, bem como resgate de festas, hábitos e práticas simbólicas que relembram a cultura italiana de seus antepassados. Os resultados demonstram ainda que a força da sua performatividade facilitou o aumento do número de vinícolas, surgimento de uma rota enoturística e gastronômica, a instalação de hotéis, pousadas e demais comércios, ateliês e cafés, bem como o reconhecimento mundial da localidade e dos seus selos de identidade cultural.

Referência em formato ABNT:
FACCIN, Kadígia. Práticas performáticas na indústria da cultura: um estudo de caso no Vale dos Vinhedos/RS. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, Ilhéus (BA), v. 9, n. 1, p. 84-108, 2015.


Comunicar um erro nesta referência