O espaço como campo de possibilidade para a inclusão do turismo nos assentamentos rurais
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: O espaço como campo de possibilidade para a inclusão do turismo nos assentamentos rurais

Autor(es): Clediane Nascimento Santos      Rosangela Custodio Cortez Thomaz                                                                                   

Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo             Volume: 9           Número: 1           Páginas: 160-178           Ano: 2015

Palavras-chave:
Turismo no Espaço Rural      Cultura      Assentamentos Rurais      Manifestações Culturais                                                                       

Resumo: O estudo da temática da cultura nos assentamentos Gleba XV de Novembro e Nova Pontal, ambos localizados no espaço rural do Município de Rosana/SP, diz respeito à relevância desta para o desenvolvimento do turismo no espaço rural. Consiste em considera-los importantes para o desenvolvimento social e econômico da comunidade envolvida. Propõe - se a compreender o turismo por meio de um estudo de caso, de natureza descritiva e exploratória, com estudo da literatura pertinente e mediante o uso de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos foram os mestres da Folia de Reis e da Roda de Viola, bem como os gestores da Prefeitura, da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta e do Museu de Memória Regional. Constatou – se que a cultura dos assentados é fundamental para o processo de desenvolvimento local e observou-se que a sua valorização por meio da prática do turismo é de grande valia para salvaguardar o modo de vida, seus saberes e costumes, fortalecendo a sua autoestima e possibilitando agregar renda.

Referência em formato ABNT:
SANTOS, Clediane Nascimento; THOMAZ, Rosangela Custodio Cortez. O espaço como campo de possibilidade para a inclusão do turismo nos assentamentos rurais. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, Ilhéus (BA), v. 9, n. 1, p. 160-178, 2015.


Comunicar um erro nesta referência