Turismo cultural e o campo da educação não formal no meio rural paulista
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo cultural e o campo da educação não formal no meio rural paulista

Autor(es): Lívia Morais Garcia Lima                                                                                         

Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo             Volume: 9           Número: 2           Páginas: 73-91           Ano: 2015

Palavras-chave:
Educação Não Formal      Turismo Cultural      Fazendas Históricas                                                                             

Resumo: No presente artigo, saliento a possibilidade do desenvolvimento de uma educação não formal, não estando restrita ao espaço urbano, a partir do turismo cultural. O objetivo do artigo é analisar as ações de educação patrimonial não formal realizadas no âmbito do meio rural paulista, voltadas para adultos e idosos, a partir da comparação de três fazendas históricas, selecionadas entre as participantes do projeto PPPP/FAPESP (07/55999-1). A metodologia da História Oral contribuiu para a construção do corpus do estudo, porque tratou a entrevista com os depoentes como um momento de troca entre o pesquisador e o pesquisado, permitindo assim novas reflexões sobre o imaginário e o espaço rural paulista. Utilizou-se o caderno de campo e as fotografias realizadas in loco como aliados a metodologia da história oral. O estudo permitiu observar que os turistas têm buscado tais atividades no sentido de vivenciarem concretamente experiências que os remetem à histórias e memórias difundidas no âmbito familiar, referentes a avós ou bisavós que emigraram para o Brasil para trabalhar como colonos em fazendas cafeeiras.

Referência em formato ABNT:
LIMA, Lívia Morais Garcia. Turismo cultural e o campo da educação não formal no meio rural paulista. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, Ilhéus (BA), v. 9, n. 2, p. 73-91, 2015.


Comunicar um erro nesta referência