Valorização da formação geológica Caldeirões como patrimônio e atrativo turístico de Lajedo, Pernambuco
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Valorização da formação geológica Caldeirões como patrimônio e atrativo turístico de Lajedo, Pernambuco

Autor(es): Vanderly Marinho da Silva      Senia Bastos                                                                                   

Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo             Volume: 8           Número: 2           Páginas: 63-96           Ano: 2014

Palavras-chave:
: turismo      patrimônio      memória      Lajedo-Pernambuco                                                                       

Resumo: Na memória de moradores antigos e pessoas naturais de Lajedo (PE), ainda se faz presente a importância dos Caldeirões para a sobrevivência cotidiana e as práticas de lazer. Fragmentados e poluídos, convertê-los em atrativo turístico constitui uma das alternativas econômicas dessa área de característica geológica diferenciada, integrando o município ao circuito turístico existente na região. No presente estudo, objetiva-se engajar os moradores na preservação desse patrimônio natural ameaçado e estimular a responsabilidade compartilhada sobre sua destinação econômica. Para tanto, utiliza-se a metodologia de pesquisa-ação, tendo a mídia social Facebook como a principal ferramenta de sensibilização, engajamento e interação com os atuais moradores e as pessoas naturais do município, residentes em outras localidades. Apresentam-se, como resultados, o debate fomentado sobre seu uso atual e futuro, constatado por meio do interesse das 1.567 pessoas que se deleitaram com a Causa Caldeirões no Facebook, e a mobilização presencial que resultou na limpeza do local e em um simbólico abraço.

Referência em formato ABNT:
SILVA, Vanderly Marinho da; BASTOS, Senia. Valorização da formação geológica Caldeirões como patrimônio e atrativo turístico de Lajedo, Pernambuco. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 63-96, 2014.


Comunicar um erro nesta referência