Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola

Autor(es): Isabele Oliveira de Almeida      Viviane Santos Salazar      Yákara Vasconcelos Pereira Leite                                                                             

Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo             Volume: 9           Número: 1           Páginas: 28-51           Ano: 2015

Palavras-chave:
avaliação      aprendizagem      restaurante      didática                                                                       

Resumo: No presente estudo, objetiva-se avaliar alguns dos principais conceitos e pesquisas sobre a educação profissional, somando-se a uma identificação do restaurante-escola, o processo de ensino-aprendizagem e a busca de uma didática para o saber técnico na área da gastronomia — mais especificamente, na formação profissional do cozinheiro — com o propósito de refletir e ressaltar aspectos do entendimento e do reconhecimento da importância do saber técnico e do conhecimento prático para a educação. Neste ensaio teórico, foi possível revisar pesquisas sobre a educação profissional, discussões sobre os saberes teórico e prático, analisando-se os conceitos de restaurante-escola, natentativa de esclarecer processos e iniciar uma formulação sobre uma didática adequada e eficiente. Indica-se um formato metodológico equilibrado no qual se considera teoria e prática de igual valor na construção do conhecimento. Estaria, assim, a didática para a prática do ensino nas cozinhas comerciais.

Referência em formato ABNT:
ALMEIDA, Isabele Oliveira de; SALAZAR, Viviane Santos; LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira. Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 28-51, 2015.


Comunicar um erro nesta referência