O Parque Nacional do Viruá (RR) e a possibilidade da criação de uma Estrada-Parque no seu entorno
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: O Parque Nacional do Viruá (RR) e a possibilidade da criação de uma Estrada-Parque no seu entorno

Autor(es): Leila de Sena Cavalcante      Paulo dos Santos Pires                                                                                   

Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo             Volume: 8           Número: 4           Páginas: 372-389           Ano: 2015

Palavras-chave:
Ecoturismo      Áreas Protegidas      Estrada-parque      Parque Nacional.                                                                       

Resumo: O contexto temático deste estudo situa-se na confluência do ecoturismo com as áreas protegidas, compreendidos como dois campos de interesse convergente quando contemplados plenamente no seu papel para a conservação da natureza. O objeto de análise é o Parque Nacional do Viruá, uma unidade de conservação federal localizada no município de Caracaraí a aproximadamente 197 km de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Por apresentar uma rica biodiversidade o parque possui um expressivo potencial para o ecoturismo, porém enfrenta um desafio no que diz respeito ao desenvolvimento deste tipo de atividade em seu interior, já que boa parte do seu potencial turístico, assim como a principal via de acesso ao mesmo e as áreas com possibilidade de construção de futuras instalações para recepção de visitantes estão situadas na “Estrada Perdida”, fora dos limites do parque. Esta problemática induziu ao presente estudo, que teve como objetivo refletir sobre os possíveis benefícios que a transformação da “Estrada Perdida” numa área protegida do tipo estrada-parque, poderia levar ao Parque Nacional do Viruá e seu entorno. Trata-se de uma investigação de nível exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica em livros, revistas e artigos científicos acerca do assunto, a pesquisa documental e a pesquisa de campo, que consistiu em entrevista com o gestor do Parque Nacional do Viruá. Os resultados do estudo apontaram que além dos benefícios socioambientais relacionados à proteção dos recursos naturais e culturais da região, a estrada-parque tende a produzir efeitos positivos também e, em especial, nos âmbitos econômico e social da unidade de conservação e de seu entorno regional.

Referência em formato ABNT:
CAVALCANTE, Leila de Sena; PIRES, Paulo dos Santos. O Parque Nacional do Viruá (RR) e a possibilidade da criação de uma Estrada-Parque no seu entorno. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 372-389, 2015.


Comunicar um erro nesta referência