Avaliação das potencialidades e limitações da trilha da Pedra Selada e dos percursos para a Pedra Boca do Sapo no Parque Estadual da Pedra Selada (RJ)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Avaliação das potencialidades e limitações da trilha da Pedra Selada e dos percursos para a Pedra Boca do Sapo no Parque Estadual da Pedra Selada (RJ)

Autor(es): Vítor Correa Ferreira                                                                                         

Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo             Volume: 8           Número: 5           Páginas: 556-578           Ano: 2015

Palavras-chave:
Parque Estadual da Pedra Selada      Fragilidade Ecoturística      Geoprocessamento.                                                                             

Resumo: O Parque Estadual da Pedra Selada, localizado no sul fluminense, possui atrativos turísticos muito interessantes, sendo o pico da Pedra Selada e os percursos para a Pedra Boca do Sapo, os mais conhecidos. Os objetivos do trabalho foram caracterizar e mapear as trilhas para localizar os pontos de limitações e os pontos de fragilidade ecoturística para auxiliar a gestão da Unidade de Conservação no planejamento, no manejo e na conservação da área. Para isso, foram mapeados com auxílio do GPS, os atrativos, os pontos de cicatrizes de erosão e na identificação das áreas sem manejo. O geoprocessamento foi utilizado em conjunto com a metodologia do Índice de Atratividade de Pontos Interpretativos; o que permitiu localizar os pontos de fragilidade ecoturística. Esse estudo foi importante porque poderá contribuir com a Unidade de Conservação na implantação do Plano de Manejo e, auxiliar a gestão do Parque Estadual da Pedra Selada na preservação dos atrativos, podendo melhorar a visita dos turistas, a renda da população local e, principalmente, minimizar os impactos negativos na biota. Como principais resultados e conclusões, o presente trabalho contribuiu para auxiliar a gestão do Parque Estadual da Pedra Selada na identificação das áreas de baixa, média e alta fragilidade ecoturística; no diagnóstico antecipado das áreas que possam sofrer impactos causados pela visitação e contribuir também na implantação da zona de amortecimento da Unidade de Conservação na região da Pedra Boca do Sapo.

Referência em formato ABNT:
FERREIRA, Vítor Correa. Avaliação das potencialidades e limitações da trilha da Pedra Selada e dos percursos para a Pedra Boca do Sapo no Parque Estadual da Pedra Selada (RJ). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 8, n. 5, p. 556-578, 2015.


Comunicar um erro nesta referência