Percepção ambiental e narrativas visuais da transformação da paisagem e suas relações com o turismo na Ilha Comprida (SP)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Percepção ambiental e narrativas visuais da transformação da paisagem e suas relações com o turismo na Ilha Comprida (SP)

Autor(es): Izaias Carmacio Junior      Diogo Fernando Rodrigues      Luiz Afonso Vaz de Figueiredo                                                                             

Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo             Volume: 8           Número: 5           Páginas: 634-651           Ano: 2015

Palavras-chave:
Percepção Ambiental      Narrativas Visuais      Transformação da Paisagem      Ilha Comprida (SP).                                                                       

Resumo: O município de Ilha Comprida está localizado na região do baixo Vale do Ribeira e Litoral Sul do estado de São Paulo, sendo emancipado politicamente em 1992. Possui vegetação nativa de Mata Atlântica, associada com manguezais, restingas e dunas, além de extensa faixa litorânea, incluído em 1987 em uma Área de Proteção Ambiental (APA). A localidade está sujeita às atividades de turismo e segunda residência, sofrendo problemas socioambientais com o processo de urbanização e construção da ponte de interligação com o continente. O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção ambiental e os processos de transformação da paisagem, vivenciados por moradores locais, tendo como estudo de caso o trecho entre o Bairro Boqueirão e a Ponta da Praia na parte norte de Ilha Comprida. Os dados foram coletados por meio de depoimentos orais com 10 moradores que tinham mais de 10 anos de residência ou contato com a Ilha, identificando as relações homem-natureza e modificações do meio físico. Para a composição das narrativas visuais foram escaneadas fotografias antigas do município obtidas com os entrevistados e realizado um levantamento fotogeográfico nos anos de 2012-2013, além de imagens coletadas em meio eletrônico ou disponibilizadas pela Prefeitura Municipal da Ilha Comprida. Observou-se que os moradores perceberam forte processo de transformação da paisagem, com destaque para a influência após a construção da ponte em 2001. As imagens antigas quando comparadas com as fotos recentes demonstraram as modificações da paisagem principalmente no que se refere à construção civil, impermeabilização do solo, presença de resíduos sólidos, avanço do mar destruindo habitações e introdução de espécies vegetais exóticas. Ressalta-se a necessidade de se provocar discussões e subsidiar ações de educação ambiental e ecoturismo, visando a melhoria da qualidade de vida nessa região do complexo estuarino-lagunar paulista.

Referência em formato ABNT:
CARMACIO JUNIOR, Izaias Carmacio; RODRIGUES, Diogo Fernando; FIGUEIREDO, Luiz Afonso Vaz de. Percepção ambiental e narrativas visuais da transformação da paisagem e suas relações com o turismo na Ilha Comprida (SP). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 8, n. 5, p. 634-651, 2015.


Comunicar um erro nesta referência