Turismo em Unidades de Conservação: o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, João Pessoa (PB)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo em Unidades de Conservação: o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, João Pessoa (PB)

Autor(es): Ilana Barreto Kiyotani      Fabiana Gomes Sousa      Amada Gama Tavares                                                                             

Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo             Volume: 8           Número: 5           Páginas: 684-707           Ano: 2015

Palavras-chave:
Turismo      Unidades de Conservação      Jardim Botânico Benjamim Maranhão.                                                                             

Resumo: Atividades sustentáveis têm se tornado o foco de muitos países, principalmente no que diz respeito aos aspectos econômicos e ambientais. A implantação de Unidades de Conservação, como os Jardins Botânicos, e a realização do turismo nesses ambientes têm se mostrado opções para o alcance da sustentabilidade e da consciência ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar, dentro do contexto das Unidades de Conservação, das Áreas de Preservação Permanente e dos Jardins Botânicos, os usos turísticos do Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), em João Pessoa (PB). A escolha leva em conta sua relevância para a cidade no que diz respeito ao incentivo à consciência ambiental, assim como sua representação de maior área de floresta nativa urbana do País. Foram usadas pesquisas bibliográficas, numa abordagem qualitativa, e visitas in loco ao JBBM. O caso relatado tem proporcionado visitação, lazer e educação a turistas e visitantes. Através das atividades realizadas, majoritariamente trilhas, a consciência ecológica e ambiental é instigada, proporcionando ao visitante maior conhecimento e interatividade com o espaço. No entanto, em relação a suas características ambientais, percebe-se que o JBBM poderia implementar mais ações, como atividades mais incisivas de interpretação ambiental; parcerias que favoreçam mais visitações e; práticas pedagógicas relacionadas a outros campos de estudo, como sociologia e história. No que tange a práticas turísticas, além do ecoturismo e do turismo pedagógico, poder-se-ia pensar em outros segmentos do turismo, como de aventura; de eventos; científico e; de experiência.

Referência em formato ABNT:
KIYOTANI, Ilana Barreto; SOUSA, Fabiana Gomes; TAVARES, Amada Gama. Turismo em Unidades de Conservação: o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 8, n. 5, p. 684-707, 2015.


Comunicar um erro nesta referência