Desempenho das capitais brasileiras como destinos turísticos
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Desempenho das capitais brasileiras como destinos turísticos

Autor(es): Erick da Silva Santos      Mauri Fortes                                                                                   

Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo             Volume: 9           Número: 1           Páginas: 22-39           Ano: 2015

Palavras-chave:
Eficiência      Análise por Envoltória de Dados (DEA)      Análise Fatorial      Demanda Turística      Destinos Turísticos Brasileiros.                                                                 

Resumo: Este artigo apresenta a aplicação da Análise por Envoltória de Dados (DEA) associada à Análise Fatorial para avaliar a eficiência relativa da demanda turística de 18 capitais brasileiras por um período de três anos. Essa avaliação inclui dados sobre os fatores que influenciam na demanda do turismo tais como os investimentos das cidades alocados para a saúde, transporte, segurança, infraestrutura, turismo, bem como o efeito deste investimento no número de chegadas de turistas e criação de empregos em cada destino. Os resultados mostram as capitais que atingiram 100% de eficiência e também as únicas três capitais que atingiram a máxima eficiência ao longo dos três anos. Os resultados também revelaram que a Análise Fatorial associado à DEA oferece uma ferramenta potencial para os gestores a fim de prover um conjunto de indicadores práticos que melhor auxiliam na tomada de decisões sobre investimentos em setores que interferem positivamente na demanda nos destinos turísticos.

Referência em formato ABNT:
SANTOS, Erick da Silva; FORTES, Mauri. Desempenho das capitais brasileiras como destinos turísticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 22-39, 2015.


Comunicar um erro nesta referência