Avaliação da Satisfação do Cliente em Serviços de Restaurantes com Aplicação do ACSI
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Tipo: periódico

Título: Avaliação da Satisfação do Cliente em Serviços de Restaurantes com Aplicação do ACSI

Autor(es): Derli Luís Angnes      Carlos Alberto Mello Moyano      Jorge Francisco Bertinetti Lengler                                                                             

Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo             Volume: 9           Número: 1           Páginas: 174-193           Ano: 2015

Palavras-chave:
Restaurantes      Marketing de serviços      Satisfação do consumidor      ACSI.                                                                       

Resumo: O Brasil possui mais de um milhão de bares e restaurantes, que correspondem aproximadamente a 40% do PIB do turismo no país. Restaurantes são organizações empresariais do ramo de serviços de refeições, que, além de proporcionarem satisfação individual e convívio social, exercem importância fundamental na saúde das pessoas. O objetivo principal deste estudo foi validar um modelo de satisfação do cliente para o ambiente de serviços de restaurantes, tendo como referência o modelo e a metodologia do Índice Norte-Americano de Satisfação do Cliente (ACSI), a partir de uma survey com 270 casos. A metodologia caracterizou-se por um estudo exploratório qualitativo, para compreensão dos atributos relevantes nos serviços de restaurantes e, uma avaliação descritiva, com abordagem quantitativa a partir de uma alteração do modelo ACSI. A análise dos dados envolveu estatística multivariada por modelagem de equações estruturais. Os principais resultados na etapa exploratória resultaram em uma lista de 27 atributos de julgamento para serviços de restaurantes e as análises com modelagem de equações estruturais utilizadas na validação do modelo sugerem que o relacionamento, a qualidade e o valor percebido pelo cliente influenciam a sua satisfação e a lealdade com os restaurantes avaliados.

Referência em formato ABNT:
ANGNES, Derli Luís; MOYANO, Carlos Alberto Mello; LENGLER, Jorge Francisco Bertinetti. Avaliação da Satisfação do Cliente em Serviços de Restaurantes com Aplicação do ACSI. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 174-193, 2015.


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