Turismo cultural e patrimônio sob a perspectiva da gastronomia: o caso da mandioca
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo cultural e patrimônio sob a perspectiva da gastronomia: o caso da mandioca

Autor(es): Patrícia Lisboa                                                                                         

Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo             Volume: 3           Número: 1           Páginas: 1-15           Ano: 2015

Palavras-chave:
Turismo Cultural      Gastronomia      Patrimônio Cultural      Mandioca.                                                                       

Resumo: A gastronomia é uma manifestação cultural das mais importantes, em que a cozinha é um símbolo da cultura, da memória e, também, da identidade de um povo. Por isso, na atualidade, a gastronomia tem sido reconhecida como patrimônio cultural, o que contribui diretamente no processo de valorização do turismo cultural, pois, proporciona experiências singulares ao turista e contribui na conservação das cozinhas regionais. Nesse universo de estudos em que a identidade cultural se relaciona com produtos alimentícios e práticas alimentares destaca-se a mandioca, o produto mais popular da alimentação brasileira desde o início da colonização. Esta pesquisa objetivou reconhecer, sob o viés da gastronomia, a mandioca como um elemento representativo da cozinha tradicional brasileira. Para tanto, fez-se uso de pesquisa descritiva exploratória de caráter bibliográfico. Os resultados permitem identificá-la como uma comida presente na memória cultural brasileira, constituindo-se, inclusive, como base para ritualização de festas e manifestações culturais.

Referência em formato ABNT:
LISBOA, Patrícia. Turismo cultural e patrimônio sob a perspectiva da gastronomia: o caso da mandioca. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 3, n. 1, p. 1-15, 2015.


Comunicar um erro nesta referência