Do desenvolvimento global ao desenvolvimento local: novas perspectivas do desenvolvimento do turismo
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Do desenvolvimento global ao desenvolvimento local: novas perspectivas do desenvolvimento do turismo

Autor(es): Thiliane Meguis,      Kassia Farias,      Pablo Viana,      Juliana Hamoy                                                                       

Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo             Volume: 3           Número: 1           Páginas: 98-120           Ano: 2015

Palavras-chave:
Desenvolvimento      Participação      Turismo de base comunitária.                                                                             

Resumo: Verifica-se que o debate em torno dos conceitos e modelos de desenvolvimento são cada vez mais frequentes atualmente já se percebe maior preocupação voltada principalmente para o bem estar social. Nesse sentido o Turismo de Base Comunitária (TBC) será destacado como um paradigma para o desenvolvimento do turismo sustentável, que objetiva a participação social, ressaltando a sua escala “de baixo para cima”, onde a população local é o ator fundamental desse processo. Para maior compreensão deste assunto consideram-se as seguintes questões: o que é desenvolvimento afinal? Como alcança-lo? Para quê? Este trabalho buscará discutir sobre a importância das ações descentralizadoras de participação e democracia para o desenvolvimento do turismo. Acredita-se, que quando as pessoas criam o hábito de se relacionar por diversas razões sociais ela é capaz de promover um bem estar econômico, social e ambiental para os seus envolvidos, que vão além do mero crescimento econômico. Para isso, os assuntos abordados neste trabalho perpassam pela compreensão de desenvolvimento e crescimento econômico, tido por diversos pesquisadores como antônimos, até o entendimento do desenvolvimento local/endógeno. Após está análise teórica, verificar-se-á as suas relações com o desenvolvimento do turismo, em especial o turismo de base comunitária (TBC), bem como, a importância da formulação e implementação de políticas públicas que estejam de acordo com a realidade local. Utiliza-se como método a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo para a compressão crítica dos textos, referente aos conceitos destacados.

Referência em formato ABNT:
MEGUIS,, Thiliane et al. Do desenvolvimento global ao desenvolvimento local: novas perspectivas do desenvolvimento do turismo. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 3, n. 1, p. 98-120, 2015.


Comunicar um erro nesta referência