Planejamento do turismo na perspectiva territorial na região extremo sul do RS/Brasil
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Planejamento do turismo na perspectiva territorial na região extremo sul do RS/Brasil

Autor(es): Sarah Minasi                                                                                         

Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo             Volume: 3           Número: 1           Páginas: 138-165           Ano: 2015

Palavras-chave:
Território      Planejamento Turístico      Gestão Pública.                                                                             

Resumo: Com vistas a contribuir para as discussões na área do planejamento e gestão pública do turismo, no contexto do desenvolvimento regional, este artigo apresenta como objetivo geral analisar a compreensão do território por agentes públicos no contexto do planejamento e da gestão do turismo na região Extremo Sul do RS. Entende-se a importância do território e a valorização das particularidades à medida em que se procura dar ênfase ao heterogêneo e entender a diversidade regional como potencialidade. A região deve ser entendida como particularidade dinâmica, na qual as ações endógenas presentes no território ganham força. Nesse sentido, observa-se que a região Extremo Sul teve, no seu processo de formação, fatores históricos estruturantes que influenciaram as características da região, ainda perceptíveis no seu contexto atual. A abordagem teórico-metodológica referenciada no materialismo histórico dialético apoiou-se na pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso, utilizando a análise de conteúdo como procedimento de interpretação de dados. Observou-se, a partir das entrevistas com os gestores públicos do turismo na região, que existe a compreensão de que é preciso atuar de forma regionalizada, contudo a região ainda sofre com a falta de protagonismo dos gestores em desenvolver ações para dinamizar e desenvolver o potencial regional. Por fim, compreender o território no contexto do planejamento e gestão do turismo requer buscar respeitar, nas ações de planejamento, os aspectos que particularizam determinado território, ou seja, perceber as particularidades como potencialidades para o turismo.

Referência em formato ABNT:
MINASI, Sarah. Planejamento do turismo na perspectiva territorial na região extremo sul do RS/Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 3, n. 1, p. 138-165, 2015.


Comunicar um erro nesta referência