Circuito cultural Praça da liberdade: turismo e narrativas museológicas
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Circuito cultural Praça da liberdade: turismo e narrativas museológicas

Autor(es): Clarissa dos Santos Veloso,      Luciana Teixeira de Andrade                                                                                   

Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo             Volume: 5           Número: especial           Páginas: 5-17           Ano: 2015

Palavras-chave:
Circuito Cultural Praça da Liberdade      museus      parceria público-privada      turismo cultural                                                                       

Resumo: Nas últimas décadas, várias intervenções nas áreas centrais das grandes cidades visando atrair turistas, mas também população local se fizeram em conjuntos urbanos ou em edificações protegidas como patrimônio histórico. O patrimônio, antes portador de uma aura de autenticidade, hoje se configura como um objeto de consumo privilegiado das intervenções urbanas, assim como os museus. Este artigo irá analisar o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com foco em dois espaços abrigados em edifícios do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade: Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e o Memorial Minas Gerais Vale. Como os próprios nomes indicam, ambos são produtos das parcerias público-privadas. Em cada um desses espaços, o artigo se deterá nas narrativas museológicas tendo como principal questão a ser analisada a relação das narrativas com as empresas patrocinadoras.

Referência em formato ABNT:
VELOSO,, Clarissa dos Santos; ANDRADE, Luciana Teixeira de. Circuito cultural Praça da liberdade: turismo e narrativas museológicas. Revista Iberoamericana de Turismo, Penedo (AL), v. 5, n. especial, p. 5-17, 2015.


Comunicar um erro nesta referência