Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing

Autor(es): Antônio Claret Guerra,      Marlusa Gosling,      Tatiana Carvalho                                                                             

Periódico: Revista Rosa dos Ventos             Volume: 7           Número: 2           Páginas: 302-315           Ano: 2015

Palavras-chave:
Turismo      Experiência Turística      Redes Sociais On-line      Gerações X e Y.                                                                       

Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar a contribuição de redes sociais on-line (OSN) para o processo de disseminação e compartilhamento de experiências de turismo das gerações X e Y. A pesquisa realizada tem natureza exploratória e abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos por entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo (Bardin, 2009) foi a técnica usada para a análise dos dados coletados. Procurou-se, dessa forma, investigar vários aspectos ligados ao tema proposto: se as OSN são uma inovação tecnológica que impactou o setor de viagens; sua importância para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos das gerações X e Y com mídias sociais on-line; a interface de cocriação de produtos turísticos; sua contribuição para a formação de preferências e intenções de compra. Entre as conclusões do estudo, verifica-se que os entrevistados concordam que as OSN impactam o setor e o consumidor busca benefícios ao utilizá-las, destacando a praticidade, comodidade, segurança, troca de informações e experiências. Foi citado, ainda, que as OSN divulgam roteiros turísticos competitivos e acessíveis, que antes da era digital eram relativamente pouco conhecidos do grande público.

Referência em formato ABNT:
GUERRA,, Antônio Claret; GOSLING,, Marlusa; CARVALHO, Tatiana. Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 7, n. 2, p. 302-315, 2015.


Comunicar um erro nesta referência