Turismo em Foz do Iguaçu, PR: O Patrimônio Cultural Libanês
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo em Foz do Iguaçu, PR: O Patrimônio Cultural Libanês

Autor(es): Poliana Fabiula Cardozo,      Paula Grechinski Demczuk                                                                                   

Periódico: Revista Rosa dos Ventos             Volume: 7           Número: 3           Páginas: 411-422           Ano: 2015

Palavras-chave:
Turismo      Identidade Étnica      Imigração Libanesa      Patrimônio Cultural Libanês      Foz do Iguaçu      PR      Brasil.                                                     

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o patrimônio cultural libanês presente em Foz do Iguaçu, PR, de modo a anuir que ele cumpre dupla função: atender a demanda turística local e servir como fonte de identidade cultural para os imigrantes libaneses e seus descendentes. A metodologia da pesquisa buscou fontes secundárias, na forma de pesquisa bibliográfica para revisão teórica, e fontes primárias, oriundas de entrevistas. Como resultados, conclui-se que a comunidade libanesa chegou a Foz do Iguaçu na década de 1950 e desde então acumulou importante patrimônio no local, presente como arquitetura [mesquitas, escolas], monumentos [cemitério], gastronomia [restaurantes]; costumes [associações, festividades], grupos folclóricos, entre outros, visível no espaço urbano e listados como oferta turística. Tal exposição também resulta em fonte de identidade para este grupo, que tem apresentado discernimento em relação à quais marcas culturais estarão disponíveis e quais será resguardadas para a intimidade da comunidade.

Referência em formato ABNT:
CARDOZO,, Poliana Fabiula; DEMCZUK, Paula Grechinski. Turismo em Foz do Iguaçu, PR: O Patrimônio Cultural Libanês. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 7, n. 3, p. 411-422, 2015.


Comunicar um erro nesta referência