Uma Proposta de Planejamento Turístico e sua Aplicação em Pelotas, RS
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Uma Proposta de Planejamento Turístico e sua Aplicação em Pelotas, RS

Autor(es): Fabiano Milano Fritzen,      Laura Rudzewicz,      Caroline Ciliane Ceretta                                                                             

Periódico: Revista Rosa dos Ventos             Volume: 7           Número: 3           Páginas: 423-439           Ano: 2015

Palavras-chave:
                                                                                         

Resumo: Este artigo apresenta experiência planejamento turístico em Pelotas, RS, conduzida pelo Grupo Gestor (GG), seguindo ações do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo. Realizado o diagnóstico, os integrantes do GG Pelotas participaram da análise e tomada de decisão seguindo estratégias para a consolidação de destino, considerando-se as 13 dimensões descritas no estudo. Utilizou-se uma aproximação à pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa e descritiva, para desenvolver o planejamento em questão. Houve quatro etapas de capacitação, utilizando-se a análise SWOT para sua construção. A partir do diagnóstico, realizou-se a hierarquização das variáveis através da Matriz de Densidade. Dessa forma, foram conhecidas as estratégias prioritárias ao planejamento de Pelotas como destino turístico, fornecendo a base para a construção do plano de ação, o qual não se efetivou. A experiência trouxe aspectos positivos como a articulação dos atores para o desenvolvimento do turismo local, motivando reflexões a respeito da condução das políticas nacionais de Turismo. Palavras-chave: Turismo. Política de Turismo. Planejamento Turístico. Pelotas, RS.

Referência em formato ABNT:
FRITZEN,, Fabiano Milano; RUDZEWICZ,, Laura; CERETTA, Caroline Ciliane. Uma Proposta de Planejamento Turístico e sua Aplicação em Pelotas, RS. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 7, n. 3, p. 423-439, 2015.


Comunicar um erro nesta referência