Geografia e Turismo: Em Busca de uma Interação Complexa
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Geografia e Turismo: Em Busca de uma Interação Complexa

Autor(es): Maurício Ragagnin Pimentel,      Antonio Carlos Castrogiovanni                                                                                   

Periódico: Revista Rosa dos Ventos             Volume: 7           Número: 3           Páginas: 440-458           Ano: 2015

Palavras-chave:
Geografia do Turismo      Complexidade      Espaço Turístico.                                                                             

Resumo: Este é um ensaio sobre as diferentes propostas de estudo do turismo que emergem desde a Geografia. Procuramos registrar os distintos matizes e entendimentos epistêmicos resultantes do encontro desses campos de estudo e suas contribuições. Nesse gênero de texto é usual o expediente da criação de (falsas) oposições entre tais entendimentos e seus autores como recurso narrativo. Isso possui um caráter disjuntivo e empobrecedor, na medida em que as diferentes abordagens são os fios de uma trama complexa cuja tessitura auxilia uma compreensão mais abrangente, embora sempre temporária. Para federar as diferentes proposições geográficas sobre o Turismo utilizamos como dispositivo a concepção proposta por Di Méo & Bulèon (2007) de uma ontologia tripartite do espaço, que é ao mesmo tempo extensão objetiva, dimensão vivida e produto social. Percebemos que o turismo, assim como o espaço, também possui uma ontologia múltipla. Nesse sentido, apontamos para três possíveis aberturas de seu estudo pela Geografia que preenchem o significante de modo distinto ao caráter de mercado que lhe é frequentemente atribuído. Um destaque do texto é o uso de bibliografia pouco frequente em trabalhos em língua portuguesa.

Referência em formato ABNT:
PIMENTEL,, Maurício Ragagnin; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Geografia e Turismo: Em Busca de uma Interação Complexa. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 7, n. 3, p. 440-458, 2015.


Comunicar um erro nesta referência