Turismo de base comunitária: uma experiência na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado (Morretes, Paraná, Brasil)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo de base comunitária: uma experiência na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado (Morretes, Paraná, Brasil)

Autor(es): Liliane Cristine Schlemer Alcântara,      Shimene Feuser,      Carlos Alberto Cioce Sampaio                                                                             

Periódico: Turismo e Sociedade             Volume: 8           Número: 2           Páginas: 342-359           Ano: 2015

Palavras-chave:
Turismo de base comunitária      Zona de educação para o ecodesenvolvimento      Identidade cultural.                                                                             

Resumo: Frente às inovações tecnológicas e mudanças na organização de trabalho no meio rural, priorizou-se um modelo de desenvolvimento que privilegiasse a conservação da cultura rural, mais solidária, inclusiva e a preservação da biodiversidade. Neste sentido, o objetivo deste artigo está em analisar a contribuição do turismo de base comunitária na preservação da identidade cultural na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento da Microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado, em Morretes (Paraná, Brasil). A abordagem metodológica resulta de um esforço de pesquisa-ação realizado entre 2006 e 2012 junto a Zona Laboratório de Educação para o Ecodesenvolvimento na Microbacia do Rio Sagrado. Percebeu-se que o turismo de base comunitária se apresentava como uma estratégia de sobrevivência e de conservação dos modos de vida e da biodiversidade, oportunizando às pequenas comunidades geração de renda e desenvolvimento local. Além disso, possibilitando o bem estar comum e garantindo a sobrevivência de seus membros, preservando sua identidade cultural.

Referência em formato ABNT:
ALCÂNTARA,, Liliane Cristine Schlemer; FEUSER,, Shimene; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Turismo de base comunitária: uma experiência na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado (Morretes, Paraná, Brasil). Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 342-359, 2015.


Comunicar um erro nesta referência