Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação

Autor(es): Sandro Alves de Medeiros,      Marlusa Gosling,      Luciana Alves Rodas Vera                                                                             

Periódico: Turismo em Análise             Volume: 26           Número: 1           Páginas: 188-215           Ano: 2015

Palavras-chave:
Emoções negativas      Experiências negativas      Turismo      Demanda turística                                                                       

Resumo: Este estudo apresenta como objetivo identificar as emoções evocadas em experiências negativas de turismo. A pesquisa teve uma fase qualitativa e outra quantitativa. Para alcançar o objetivo de levantar as emoções decorrentes de experiências negativas de turismo, a etapa qualitativa consistiu no uso da técnica dos incidentes críticos, solicitando que os informantes recordassem de um evento específico acontecido em viagens, que tivesse sido extremamente desagradável, e respondessem o que sentiram nessa experiência. Como resultado, 50 itens foram gerados. Na etapa quantitativa, foi realizado um survey com uma amostra não probabilística por conveniência com 94 turistas. A análise fatorial exploratória foi a técnica estatística utilizada para encontrar a estrutura dimensional latente aos itens descritores das emoções negativas. Tal análise produziu seis fatores (dimensões), dos quais quatro estavam integralmente relacionados a dimensões encontradas na literatura: Medo, Tristeza, Inveja e Culpa/Vergonha.

Referência em formato ABNT:
MEDEIROS,, Sandro Alves de; GOSLING,, Marlusa; VERA, Luciana Alves Rodas. Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação. Turismo em Análise, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 188-215, 2015.


Comunicar um erro nesta referência