Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais
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Tipo: periódico

Título: Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais

Autor(es): Mariana de Freitas Coelho,      Marlusa Gosling                                                                                   

Periódico: Turismo em Análise             Volume: 26           Número: 2           Páginas: 262-281           Ano: 2015

Palavras-chave:
Gestão Turística      Reputação      Imagem do Destino      Marketing Turístico      Comportamento do Consumidor                                                                 

Resumo: Pesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo.

Referência em formato ABNT:
COELHO,, Mariana de Freitas; GOSLING, Marlusa. Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais. Turismo em Análise, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 262-281, 2015.


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