Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo

Autor(es): Luciane Ghiraldello,      Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri                                                                                   

Periódico: Turismo em Análise             Volume: 26           Número: 2           Páginas: 403-425           Ano: 2015

Palavras-chave:
Ensino superior      Integração acadêmica      Ingressante      Curso de Turismo                                                                       

Resumo: O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.

Referência em formato ABNT:
GHIRALDELLO,, Luciane; MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva. Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo. Turismo em Análise, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 403-425, 2015.


Comunicar um erro nesta referência