Avaliação de Políticas Públicas de Turismo: Aspectos Metodológicos e os Resultados da Avaliação do PRODETUR em Parnamirim/RN (2005-2012)
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Avaliação de Políticas Públicas de Turismo: Aspectos Metodológicos e os Resultados da Avaliação do PRODETUR em Parnamirim/RN (2005-2012)

Autor(es): Renata Mayara Moreira de Lima,      João Bosco Araújo da Costa                                                                                   

Periódico: Turismo em Análise             Volume: 26           Número: 2           Páginas: 451-474           Ano: 2015

Palavras-chave:
Metodologia      Avaliação      Indicadores      Políticas Públicas      PRODETUR                                                                 

Resumo: O presente trabalho evidencia os principais resultados obtidos com uma dissertação de mestrado que avaliou o PRODETUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo – em um município do Rio Grande do Norte, Parnamirim. Neste sentido, objetiva-se mostrar como foi o processo de construção da metodologia de avaliação do programa, baseada em uma articulação da literatura de avaliação de políticas públicas com os direcionamentos do desenvolvimento como liberdade, do autor indiano Amartya Sen. Como conclusões da pesquisa, ressaltamos que o PRODETUR gera alguns elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de Parnamirim-RN. No entanto, esses estão aquém das reais possibilidades, uma vez que os resultados do programa poderiam ter sido mais substanciais. Nesta perspectiva, destacamos que o fortalecimento da gestão pública e a mobilização da população local são elementos imprescindíveis para maior efetividade do PRODETUR nas próximas etapas. Ressaltamos ainda, que a obtenção desses resultados com a avaliação do programa em Parnamirim, só foram possíveis devido à utilização de uma abordagem do desenvolvimento e de avaliação de políticas públicas em que os fatores qualitativos preponderam sobre os quantitativos, evidenciando, que uma avaliação baseada apenas em aspectos econômicos seria insuficiente para aferir de fato quais os resultados que um programa dessa magnitude ocasiona em um determinado local.

Referência em formato ABNT:
LIMA,, Renata Mayara Moreira de; COSTA, João Bosco Araújo da. Avaliação de Políticas Públicas de Turismo: Aspectos Metodológicos e os Resultados da Avaliação do PRODETUR em Parnamirim/RN (2005-2012). Turismo em Análise, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 451-474, 2015.


Comunicar um erro nesta referência