A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
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Tipo: periódico

Título: A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos

Autor(es): Dercia Antunes Souza,      Antonio Carlos Gil                                                                                   

Periódico: Turismo em Análise             Volume: 26           Número: 2           Páginas: 475-492           Ano: 2015

Palavras-chave:
Clusters turísticos      Regiões turísticas      Identidade regional                                                                             

Resumo: Este ensaio tem como objetivo discutir a importância da identidade regional na configuração dos clusters turísticos. Como uma das características essenciais na definição de um cluster é a sua dimensão geográfica, a identidade regional torna-se um componente importante para a compreensão de sua constituição e desenvolvimento. Há que se considerar, no entanto, que essa identidade envolve tanto a identidade da região quanto a identidade regional (ou consciência regional) de seus habitantes. A identidade da região refere-se à sua caracterização ambiental, econômica e sociocultural. A consciência regional, por sua vez, refere-se ao conhecimento que os habitantes têm da região e de seus limites e também ao seu apego emocional à região, à solidariedade com os demais integrantes e também à disposição para atuar em prol da região. Propõe-se que na realização de pesquisas acerca da configuração de clusters turísticos seja considerada a identidade regional. Recomenda-se a construção de instrumentos para mensuração da identidade regional dos habitantes das regiões que abrigam clusters turísticos como também a construção de teorias fundamentadas para o conhecimento da identidade regional segundo a perspectiva de seus atores.

Referência em formato ABNT:
SOUZA,, Dercia Antunes; GIL, Antonio Carlos. A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos. Turismo em Análise, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 475-492, 2015.


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