Viajantes, visitantes, turistas... Em busca de conceitos em um mundo urbano
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Viajantes, visitantes, turistas... Em busca de conceitos em um mundo urbano

Autor(es): Thiago Allis                                                                                         

Periódico: Caderno Virtual de Turismo             Volume: 14           Número: especial           Páginas: 23-38           Ano: 2014

Palavras-chave:
Turista      Urbanização contemporânea      Implicações situacionais                                                                             

Resumo: Desde os estudos mais basilares sobre turismo, observam-se importantes tentativas de, para melhor conceituar o fenômeno, definir e qualificar viajantes, visitantes, excursionistas e turistas. Com respeito a este histórico, entendemos que, para abordagem ampla do turismo num “mundo-cidade” (AGIER, 2010), é necessário relativizar as relações entre sujeito e espaço, colocando em discussão as convenções para a qualificação do turista e, portanto, do turismo. Aporte recente na área de estudos urbanos (geografia e sociologia urbanas, principalmente) iluminam importantes questões conceituais, que ensejam outras interpretações acerca do turismo na contemporaneidade. Busca-se com este ensaio refletir sobre possíveis novos significados os “usuários de cidades” (MARTINOTTI, 1994), em linha com a ideia de que, melhor do que uma qualificação turista x não-turista, pode ser mais produtivo fixarmo-nos nos “consumidores de lugares” (SELBY, 2004), relativizando a supremacia da métrica (tempo de viagem, distância da origem, etc). De maneira ilustrativa, apresentam-se situações empíricas, como forma de estimular mais críticas sobre o tema, incluindo contestações a estas ideias transitoriamente organizadas.

Referência em formato ABNT:
ALLIS, Thiago. Viajantes, visitantes, turistas... Em busca de conceitos em um mundo urbano. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 14, n. especial, p. 23-38, 2014.


Comunicar um erro nesta referência